Seja lá qual for a razão que fez você parar para ler este texto, significa que você de alguma maneira sente um anseio em saber como encontrar a Deus.
Começo propondo a você um exercício mental inicialmente comigo.
Se Deus é Deus (eu não tenho dúvidas, apenas quero construir uma lógica com uma premissa para chegar a conclusão), continuando, se Ele é quem Ele diz ser, o todo-poderoso, ele é autossuficiente, detentor de todo poder, toda ciência e capacidade de estar em todos os lugares com sua presença. Certo?
Assumindo esta ideia em que todos os atributos são infinitamente superiores, ao ser humano, facilmente entendemos que Deus está acima de nossa capacidade de percepção.
Vou contar uma história para ilustrar. Antes da minha irmã se mudar para o Texas com sua família, costumávamos almoçar juntas, com minha mãe e sobrinhos, e sempre que minha mãe fazia peixe para refeição ela brincava com as crianças: "olha o que a vovó pescou hoje", e eles acreditavam. Estes dias minha irmã contou que ao fazer peixe para almoço meu sobrinho exclamou, "Nossa essa minha vovó é demais", pois pensou que minha mãe havia pescado e mandado para eles do Brasil para EUA.
A percepção humana pode se comparar a compreensão infantil, vendo a realidade, mas não entendendo por completo.
Neste sentido, se um adulto não explicar, ela continuara na limitação da verdade. Então podemos aferir que o se Deus não se revelar não podemos ver a verdade.
Se ele não quiser se revelar, quem pode obrigá-lo a fazer, e por que Ele desejaria se revelar a um mero ser humano corrupto, limitado e tão falho?
Somente uma atitude generosa de sua parte em deixar que um mero humano perceba sua existência.
Um judeu romano chamado Paulo convertido ao evangelho de Cristo, quando esteve em Atenas em sua época áurea época, argumentou:
O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; e de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.
Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.
Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. - Atos 17:24-31
Deus deixou marcas não deletáveis em nosso mundo sobre sua existência. Mas para perceber é necessário primeiramente dar um passo de fé e deixar o orgulho de lado, sim, é o orgulho intelectual que exige primeiro uma prova de sua existência, que atrapalha de nos aproximarmos.
Em sua misericórdia ainda alerta que um dia ele vai julgar o mundo, pois não esteve longe para que o ser humano não pudesse encontrá-lo.
Em uma carta aos cristãos hebreus o autor afirma:
Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11.6
O primeiro passo para aproximar-se Deus é crer que ele existe. O segundo passo é "buscar" es palavra no original tem sentido de procurar, quem procura, com diligência e cuidadosamente Deus, se de fato houver um desejo sincero em seu coração de conhecer a Deus, Ele vai recompensar essa busca.
O terceiro passo nesta caminhada no caminho propriamente dito, como disse Jesus certa vez:
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." - Evangelho de João-14
Se seu coração não estiver tão pilhado com o orgulho, vai conseguir receber a semente da verdade e conhecer o caminho para se achegar a Deus. O próprio Deus tem se revelado ao longo da história humana a homens e mulheres que deixaram de lado o orgulho, deram um passo de fé na existência de Deus e o conheceram de forma pessoal. Como um Pai aguardado por novos filhos em sua familial
Desde os tempos primitivos, Deus tem se revelado de muitas formas, com o está escrito:
Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.
O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa.
Ele não esta longe, e espera por você!
Comments