Na bíblia há inúmeros exemplos de oração de pessoas comuns como eu você, no entanto, é Jesus explica como devemos orar corretamente ensinando a oração exemplo, conhecida como "Pai Nosso". É com esta oração que podemos aprender como orar corretamente.
Um dia Jesus estava orando e ao acabar um dos discípulos que estavam com ele pediu: "Senhor, ensina-nos a orar(...)." este episódio está escrito la no relato do evangelho que escreveu Lucas no capítulo 11 verso1
Então jesus respondeu:
"Vocês, orem assim: “Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém." - Mateus 6:9-13 NVI.
Se acompanharmos os discípulos e o próprio Jesus em suas orações vamos ver que eles não repetiam simplesmente a oração modelo, isso nos indica que o "Pai nosso" serve para demonstrar princípios que nossa oração deve seguir. Jesus já havia explicado "E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.
A oração do Senhor é como um esquema de tópicos ara apresentar nossas necessidades básicas e pedir a intervenção de Deus. Aliás, a palavra orar no original tem a ideia de súplica, então vejamos os tópicos um por um.
1) Precisa de Verdade
A primeira coisa para prestar atenção é que nossa oração não deve ser feita apenas por palavras repetidas mecanicamente, longe disso, precisa ser intencional, consciente do que estamos proferindo com os lábios.
2) Ter Deus como pai
"Pai nosso"- Você não chama qualquer um de pai, a palavra pai no original carrega o sentido de alguém mais experiente, superior, antecessor. Chamar alguém de pai também pressupõe uma intimidade, isto quer dizer que ele não se coloca longe, mas há exigências para isso.
Da mesma forma, não é qualquer um que se deixa chamar de Pai, você precisa ser aceito E como ser aceito por Deus? Precisa entrar pela porta, Jesus é a porta, seu sacrifício quitou nossa pendência diante de Deus, e através da fé e confiança no filho de Deus e seu sacrífico abre novamente o acesso a Deus.
Se já aceitou Jesus como Salvador e Senhor da sua vida, creu que Ele é o filho de Deus e morreu na cruz por você, então você pode se achegar a Deus como filho.
3) Reconhecer a posição de Deus
"Que esta no céu"- Reconhecer a posição de Deus é necessário. Deus está no céu acima, bem acima de nós. É justamente por ser mais alto, no sentido de poder, capacidade, sabedoria, que Deus pode intervir em nossa necessidade.
4) ter Reverencia
"Santificado seja o teu nome"- Se Deus é Deus precisa ser reverenciado, Deus é santo independente de você considerar ou não. Tratar com reverência Deus é tratar como santo, separar como o mais precioso e puro em seu coração, lembrando que o nome diz respeito a pessoa de Deus.
5) Reconhecer a autoridade
"Venha o teu reino"- Deus governa, é rei soberano, reconheça sua autoridade de reinar.
6) Desejar a vontade de Deus
"Seja feita tua vontade aqui na terra como é no céu" Deus governa, é soberano, mas delegou decisão, livre escolha ao homem, o livre arbítrio, você precisa desejar, escolher a vontade de Deus no lugar da sua, Você precisa decidir deixar ele governar sua vida.
7) Clame por suas necessidade
"O pão nosso de cada dia, nos da hoje" Apresente sua necessidade a Deus, veja que anteriormente Jesus nos ensina nos sujeitar a vontade de Deus, mas quando se trata das necessidades básicas de vida ele diz: "peça", o que nos faz entender que é sempre a vontade de Deus nos suprir as necessidades básicas da vida, e que é preciso clamar pela intervenção divina.
8) Plante para colher
"E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;" Deus exige que tratemos o próximo no mesmo padrão que queremos que nos tratem. Se somo perdoados, também devemos perdoar. Aliás, Jesus ensina depois em outra ocasião que a falta de perdão é impedimento para Deus nos atender.
9)Esteja atento
"E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal" Estamos sujeitos ao erro e as provações, e muitas vezes por conta de nossa própria escolha, é uma boa ideia pedir para que Deus nos guie e nos ajude a sair da direção do mal, e das más consequências.
No texto de Mateus "termina com, pois teu é o reino o poder para sempre amém"- que uma expressão de louvor.
Uma última observação, ao falar "o pão nosso de cada dia nos da hoje" indica que devemos orar todos os dias!
Então ao orar com suas palavras,
- deixe fluir do coração, se achegue a Deus como um filho, com reverência e respeito, reconhecendo sua santidade e que Ele está acima de você, reconheça por palavras sua autoridade, peça sua vontade e seu governo em sua vida, seja claro a respeito das suas necessidades, perdoe seu próximo e peça perdão a Deus, peça livramentos e proteção.
Termine louvando e exaltando o poder de Deus. Isto nos ajuda a fixar a imagem correta de quem é Deus em nosso coração.
Comments