top of page

O tripé do ser humano e a redenção

Enquanto estamos envolvidos, no meio da situação dificilmente enxergamos o que de fato está por trás das coisas.


 

Já diziam os antigos "quem está de fora enxerga melhor", de fato, somente se você ampliar o zoom vai compreender melhor os conflitos e o que esta por trás de cada situação, os seres humanos vivem um padrão que se repete, as questões humanas em todo tempo são as mesmas!



De modo contrário, se você vê a história contemporânea, ou se concentra nas questões da sua vida analisando só como momento atual, ainda vai achar que os tempos são outros e que a modernidade, a tecnologia, os avanços que a humanidade conseguiu nos levaram para outras situações, e que nossa problemática individual ou coletiva é fruto simplesmente do nosso tempo.


É como se o que vivemos hoje são novas questões, novos conflitos, novos desafios provocados pela nossa modernidade e não precisamos olhar para nossos ancestrais nem aprender com eles, pois não nos servem suas lições.


Passa uma civilização, surgi outra, o desenvolvimento vai se desenrolando e o tripé humano de conflitos continua o mesmo.


Na verdade, as questões do ser humano sempre estiveram apoiados sobre o tripé dos desejos incontroláveis da carne, dos desejos dos olhos, e anseios pelas riquezas


Como está escrito na carta do apóstolo João

"… porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo." 1 João 2:16


E o que é o mundo? É o sistema de vida, pensamento, conduta, valores e princípios independentes de Deus, pura e simplesmente racionais e sentimentais.


Um rápido estudo da história vamos ver as mesmas questões sempre. Sir John Bagot Glubb (1897-1987), um general e historiador britânico, escreveu sobre os impérios em colapso do passado. Em seu livro de 1978 The Fate of Empires and the Search for Survival, ele descreveu um padrão comum que se encaixava na história de alguns impérios caídos. Eles passaram por um ciclo de etapas à medida que começavam, se expandiam, amadureciam, declinavam e colapsavam.


No livro ele identifica alguns padrões que se repetem durante o ciclo de declínio antes do colapso da civilização. Por exemplo, a imoralidade sexual desenfreada, a aversão ao casamento em favor liberdade sexual e o aumento da taxa de divórcios combinam-se para minar a estabilidade familiar. Foi assim entre a classe alta no final da República Romana e no início do Império. O escritor do primeiro século, Sêneca, certa vez queixou-se das mulheres romanas da classe alta: "Elas se divorciam para se casarem novamente. Elas se casam para se divorciarem."


Outro exemplo de sinais, a taxa de natalidade diminui e o aborto e o infanticídio aumentam à medida que o tamanho da família é deliberadamente limitado. O historiador WH McNeill referiu-se ao "suicídio biológico das classes superiores romanas" como uma das razões do declínio de Roma. A homossexualidade torna-se publicamente aceitável e espalha-se, como foi o caso entre os antigos gregos antes de Roma os conquistar.


A corrupção humana não é nova, a queda do ser humana é obvia, e como alguém pode vencer essa corrupção no seu ser?


Nossa condição humana precisa de um redentor, precisamos de um novo nascimento, de uma nova natureza, é justamente isso que Jesus Cristo faz para aqueles que com o coração desejoso de mudar de rumo e abandonar essa condição, entendem e aceitam seu sacrífico redentor na cruz. Ele nos oferece a liberdade da velha natureza caída e completamente deteriorada, e uma nova natureza.


O apostolo Paulo falando aos moradores de Atenas:

³⁰, Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;

³¹ Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

Atos 17:30,31


E o autor do Relato de Atos dos apóstolos

¹⁹ Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor Atos 3:19


Uma nova vida é o convite que o Redentor Jesus Cristo faz a você hoje!


Comments


bottom of page