top of page

Pedra sobre pedra, Construir leva tempo - Ep 1

Sabedoria para vida


 

Se alguma vez na vida você entrou em uma obra, mesmo uma simples reforma, consegue imaginar e perceber um pouco dos desafios que uma construção oferece aos construtores. A bíblia usa muitas vezes essa metáfora, a construção, para nos explicar verdades eternas. Não só metáforas, mas também histórias, vividas ao longo da existência do seu povo, que nos oferecem sabedoria como sombra da realidade espiritual para nossa vida em todas as épocas.


Pedra sobre pedra, Construir leva tempo  licçoes do profeta Ageu

Toda construção tem seus desafios e vai exigir tempo, coragem e persistência. Agora imagina reconstruir um templo que havia sido destruído há anos e ainda estar debaixo de ameaças, dificuldades físicas? Estamos falando de um tempo que não havia tecnologia de construção, tudo era manual e pesado, até mesmo buscar recurso era uma barreira.


A construção por si só era um desafio para um povo que tinha sido levado para o cativeiro e agora estava retornando para recomeçar a vida e a nação. É este o cenário que o povo enfrenta no livro do profeta Ageu.


O contexto da história


O livro desse profeta foi escrito após o tempo que a nação de Israel ter passado 70 anos no exílio e como o profeta Jereminas havia predito, eles retornaram para sua terra. O profeta Ageu começa chamando atenção do povo e questionando por que eles haviam parado a reconstrução do templo.


Vamos entender por que reconstruir o Templo era prioridade. Primeiro o que era o templo? O templo era o local onde a oferta seria apresentada, onde o sacerdote fazia a representação do povo diante de Deus, local de `habitação de Deus em um sentido específico, uma vez que o entendimento de que Deus é onipresente já estava no coração do povo. Era onde todas as obrigações e o culto eram realizados, local de honra ao nome do altíssimo e principalmente local onde a fé, ensino e pensamento eram formados.


Como se aplica a nós?


Se podermos resumir, O templo era o local de reafirmação e expressão do relacionamento do povo com seu o Senhor.


Agora um paralelo para entender a lição: o que é o templo para nós hoje, nas palavras de Jesus, não é mais em um lugar físico:


Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.

Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. João 4:20,21 


Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

João 4:23


Quando Jesus vem cumprir a Lei ele próprio estabelece e inaugura um tempo em tudo isso que falamos não está mais sujeito a um lugar físico e, sim, na vida de cada um. O próprio apostolo Paulo nos traz esse paralelo da nossa vida como um edifício 


Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra angular desse alicerce. Nele, o edifício inteiro, bem ajustado, cresce para ser um templo santo no Senhor, no qual também vós, juntos, sois edificados para morada de Deus no Espírito. Efésios 2:20-22


E antes que alguém pense que não precisamos estar junto em uma igreja local, já vou logo relembrando que nosso modelo é o próprio ministério de Jesus e os apóstolos, sempre juntos, convivendo uns com os outros.


Continuando sobre Ageu. O que vemos neste ensino é uma construção em nós mesmo de 

1 um relacionamento com Deus 

2 um empenho em formar a imagem de Cristo em nós mesmos e nos outros 


Começar uma construção de grande porte e importância leva tempo, exige coragem e vai ser necessário persistir. Não se trata de obras, nem tem a ver com merecimento e sim uma resposta a salvação que recebemos pela graça.  


É interessante pensar que assim como nós, eles também herdaram a terra não por que mereciam, mas porque Deus deu a eles. Deus requereu deles a reconstrução do templo como prioridade e estava sendo negligenciada.


Não que tenha sido intencional deixar de lado, porque no início quando eles retornam do exílio até lançam as primeiras pedras de fundação, mas ao sinal das primeiras dificuldades desistem.


Então qual a primeira lição?


Leva tempo


Construir o seu relacionamento com Deus requer tempo e dedicação, pedra sobre pedra, leva tempo. Dia após dia entrar no seu quarto, fechar a porta, pegar sua bíblia, ler, meditar e orar.


Dia após dia, no início parece que não avança muito, você só vai ver resultado bem, bem lá na frente.


Coragem


Enfrentar uma empreitada desafiadora e concentrar força e atenção. Jesus nunca disse que seria fácil, negar se a si, enfrentar perseguição (de várias formas) perder sua vida para ganhar, exige coragem.


Persistência


Se leva tempo, não podemos desistir de continuar fazendo, dedicando atenção e se esforçando para todos os dias passar um tempo com seu Senhor.


Se exige coragem, não podemos sentir medo do que não estamos vendo acontecer ou a falta de resultados aparentes.



Conclusão


Como no passado eles foram advertidos a priorizar a construção do templo, hoje não é diferente, o Senhor espera de nós prioridade em construir um relacionamento com Ele, sermos cada vez mais parecidos com Cristo e ajudar também nossos irmãos nesta missão. Prioridade estabelecidas! Lembre-se leva tempo, coragem para superar os desafios e persistência até o fim.



Commentaires


bottom of page