top of page

Plantou vento, colheu tempestade

Você já parou para pensar na lei da colheita? É provável que sim, quantas vezes ouvimos a frase "aqui se faz, aqui se paga", ou coisa desse tipo.


Não precisa ser muito religioso para entender essa verdade, é apenas uma questão de observar a vida das pessoas, se você for um pouco observador, vai ver, cedo ou mais tarde, ou talvez experimentar em sua própria pele.



As civilizações antigas costumavam ter coletâneas de provérbios que eram essencialmente isso, observação e conclusão.


A palavra provérbio é definida assim: uma frase curta que as pessoas citam frequentemente, que dá conselhos ou diz algo sobre a vida.


Por exemplo:

Um velho provérbio árabe diz: "O inimigo do meu inimigo é meu amigo".

O provérbio chines conhecido diz: "A jornada de mil milhas começa com um único passo."


É a sabedoria da experiência. É a história ensinando, a história individual e muitas vezes de um grupo de pessoas. Quer ver outro provérbio:


 A história simplesmente se repete. O que foi feito antes será feito outra vez. Nada debaixo do sol é realmente novo. De vez em quando, alguém diz: “Isto é novidade!”. O fato, porém, é que nada é realmente novo.  Não nos lembramos do que aconteceu no passado, e as gerações futuras tampouco se lembrarão do que fazemos hoje. (Livro de Eclesiastes cap19: 9 ao 11)


Então quando ouvimos o que você planta você colhe, não é à toa, em nossa história humana há suficiente historias e experiencias para contar que é exatamente que acontece. Algumas sementes demoram mais, outras florescem mais rápido, mas de fato você vai colher.


Sendo assim prudente se atentar para sabedoria antiga.


O que de fato parei para pensar esses dias foi na lógica da intensidade do plantio e da colheita. O agricultor planta um pequena semente e dela obtém planta que vai produzir muitos frutos.


Quando você calcula que aquilo que você planta, as pequenas sementes de bem, coisas boas, você vai colher muitos frutos, muito mais do que semeou, a proporção é multiplicada, você se alegra. Mas o que me assusta é a mesma intensidade e proporção sendo aplicada para as sementes erradas e ruins.


Por isso, no livro de Oseias o profeta alerta aquele povo que há tempo ignorava as ordenanças de Deus e desprezava seus conselhos e valores: "Porque semeiam vento, colherão tempestade (...)" Cap. 8 verso 7


Os acontecimentos que ocorreram dali para frente foram muito intensos, uma tempestade que os levou para o exílio.


A semente do povo foi, desprezo e iniquidade (troca do certo pelo errado) colheu castigo e opressão, o juízo veio como tempestade que acabou com a nação.


Uma advertência séria para fazer o bem sempre, e nunca desprezar os mandamentos, os conselhos e valores de Deus, não só para uma boa colheira, mas também para evitar a má.

Comments


bottom of page