top of page

Qual o sentido do natal?


 


Vamos comprar presentes, desejar boas festas de fim de ano e pronto?


Natal é só isso?


A resposta é: não, não é só isso!


Se você quer mesmo saber o verdadeiro sentido do natal, abra seu coração, saia da caixa e vislumbre a realidade de um acontecimento que marcou a história da humanidade e pode mudar para sempre a sua.


Qual o sentido do natal cristão

"Uma data comemorada há milênios por culturas pagãs" dizem os céticos, mas até estes reconhecem que era de forma localizada. E com o avanço do cristianismo as datas acabaram se convergindo.


A data festiva celebrada por bilhões no mundo chamada natal tem sua origem na comemoração do nascimento de Cristo, o ungido esperado e anunciado pelos antigos profetas.


A palavra natal Vem do latim nativitas e quer dizer nascimento. Por sua vez, provém do verbo nasci, que equivale a nascido. Como todos já sabem, esta palavra faz referência a um fato histórico que mudou o rumo da humanidade: o nascimento de Jesus.


No calendário atual, este acontecimento é celebrado no dia 25 de dezembro, mas isso não quer dizer que a data escolhida corresponda exatamente ao dia de seu nascimento.


O propósito principal da celebração do Natal é a lembrança festiva do dia em que o prometido desde o princípio da humanidade chegou.


O primeiro anúncio da profecia a respeito de um que nasceria para romper o vínculo com o mal em que toda a humanidade em Gênesis


"(...) porquanto, este [o descendente da mulher] te ferirá a cabeça, e tu lhe picarás o calcanhar”. Gênesis 3.15b


Outra profecia escrita pelo profeta Isaias por volta de 740--680. A C.

Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que, uma virgem conceberá e dará à luz um filho e chamará seu nome Emanuel."


"Mas tu, Belém-Efrata, embora pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos."

- Miqueias 5:2


Tu disseste: "Fiz aliança com o meu escolhido, jurei ao meu servo Davi:

'Estabelecerei a tua linhagem para sempre e firmarei o teu trono por todas as gerações' ".

- Salmo 89:3-4


Estas são apenas algumas das profecias de que um redentor nasceria em um tempo específico para estabelecer o início de um Reino, abrir o acesso a Deus e através do sacrifício de sua vida pagar o que a justiça eterna exigia dos humanos: um débito que jamais poderia ser pago pela humanidade, mas que ao fazer-se um de nós, o Santo e perfeito, seria capaz de fazê-lo.


A celebração do natal é a celebração da chegada da promessa feita há gerações antigas, desde o princípio, a promessa do salvador.


Alguns questionaram como um rei nasce em uma manjedoura, de forma tão humilde? É exatamente assim que Deus escolheu que seu filho viesse ao mundo, para desafiar o orgulho que carregamos inerentemente a nossa condição humana.


Somos fruto de uma linhagem caída (filhos de Adão e Eva) que mesmo, devedores continuam arrogantes, mas para todo aquele que nele crer, a despeito da forma humilde que nasceu, crer que Ele foi crucificado em nosso lugar e ressuscitou, todos nós que pela fé passam fazer parte da nova linhagem, com seu poder sobrenatural operando agora em nossa vida podemos viver como Ele, copiando seu caráter e atitudes.


Celebramos o natal com o sentido de celebrar a chegada da promessa, a promessa do nosso Salvador!

Comments


bottom of page