Tempos atrás, vi a história da cidade italiana San Gimignano, no passado viu um frenesi em competições para ver quem construía a torre mais alta, sua pequena área chegou a comportar setenta e duas torres.
A maioria das torres era, na verdade, casas-torre, interessante que nem eram tão confortáveis assim, afinal por não haver tanta tecnologia para construção de prédios altos, as paredes chegavam a ter dois metros de largura, sobrando pouco espaço útil.
O ímpeto de ostentar o poder era maior e os levava a construir cada vez mais alto.
De uma rivalidade econômica e política entre duas famílias, Ardinghelli e Salvucci nasceram as torres.
Cada torre exibia as condições e poderio financeiro da respectiva família e no final do século XIV existiam 72 torres.
Quando olhamos hoje as imagens de cidades como Nova York, Dubai, Xangai, e a competição feroz para ver quem constrói a torre mais alta, é impossível não reparar o padrão. Essa corrida nada mais é do que a velha disputa para exibir poder econômico e tecnológico. Ostentação, resumindo em uma só palavra.
O ser humano não muda, passa o tempo, mudam estações, gerações vão, gerações chegam, e as questões do coração do ser humano são sempre as mesmas.
Usei a construção de torres para exemplificar, mas poderia usar tantos outros padrões que se repetem a cada nova geração. Não somos diferentes dos nossos antepassados, sofremos as mesmas angustias, enfrentamos o mesmo desafios, e temos o mesmo coração, apenas com embalagens diferentes.
No fim das contas, o problema do coração humano é e sempre será o engano. É uma ilusão pensar que a época em que estamos é diferente das demais, e para isso precisamos formular uma nova sabedoria para tratar as mesmas questões que a milênios temos enfrentado.
Na verdade
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol."
Eclesiastes 1:9
As questões modernas, não passam de velhas, e a sabedoria antiga é mais contemporânea do que você imagina.
"Haverá algo de que se possa dizer:
Veja! Isto é novo!? Não! Já existiu há muito tempo, bem antes da nossa época.(...)" Eclesiastes 1.10
Correr atrás de novos conceitos, valores e remodelar os antigos princípios é como plantar vento. O problema é que quem semeia vento colhe tempestade (livro do profeta Oseias 8.7)
A Bíblia não muda, a palavra de Deus continua e sempre será caminho firme para quem quer viver com sabedoria.
"Não remova os marcos antigos que os seus pais colocaram." Provérbios 22:28 NAA. Eles estão lá por uma boa razão!
Comments