top of page

Toda escolha tem uma consequência

Via de regra paramos para refletir melhor ou nos preparamos mais quando nos deparamos com grandes decisões.


A tendência é natural, não paramos para pensar quando se trata de coisas sem importância, afinal não faz muita diferença, será mesmo?


Por exemplo, alguém que escolhe cada dia se alimentar de forma saudável ou praticar exércitos dia a dia, não verá resultados imediatos, mas futuros e decisivos para saúde.


Por trás de toda escolha tem uma consequência.


Em 2018 ouvi uma história no mínimo intrigante, um telejornal local reportava o sumiço de uma jovem de dezesseis anos de idade, como era um "Jornal" sensacionalista a reportagem foi refazer os últimos passos da moça.


Naquele final de semana ela havia recebido dois convites, um de uma colega do curso de inglês para ir a uma festa na igreja, era uma forma de atrair os jovens para conhecer a Deus, o outro era das amigas para uma festa tipo Rave, em um sítio longe da cidade.


toda escolha tem resultado

Aquela moça escolheu ir com as amigas naquela festinha no sítio, alguns dias depois do desaparecimento encontraram o corpo dela jogado na estrada. O pai costumava levá-la em todo lugar que ela queria ir, fazia questão de manter a liberdade para ela fazer o que quisesse. E ainda assim ela mentiu e foi sem ele saber.


A simples escolha significou a morte para ela. Ah, se ela tivesse escolhido o outro convite. Ah, se ela não tivesse dito uma simples mentira para seu pai.


Trágico, não é? Então você pode pensar "nem tudo tem esse desfecho". É verdade. Mas por mais que a consequência seja leve, você define o rumo que vai tomar.


Há outras escolhas que parecem ser estupidas no sentido que estarmos perdendo, ou saindo no prejuízo, mas, na verdade, estamos mudando trajetória para um destino extraordinário.


Foi assim que aconteceu com Ruth, uma Moabita viuva do filho de Noemi, uma viúva israelita que vivia nas terras de Moabe e quando esta perdeu também seus filhos resolveu voltar para sua terra natal.


Em sua resolução liberou suas noras para voltarem para casa de seus pais, mas Ruth se negou e decidiu ir com sua sogra, mesmo sabendo que poderia nunca mais reconstruir sua vida e teria que cuidar do sustento de uma senhora.


Naturalmente parecia uma escolha de prejuízo, mas foi justamente esta decisão que mudaria sua história, um simples e ordinário destino para se tornar matriarca da família de reis


Por conta de seu ato de generosidade foi reconhecida e admirada pelo próspero Boaz que se casou com ela. Eles geraram o avô do Rei Davi que além de linhagem real também é a linha ancestral de Jesus, sim, aquela escolha que pareceu ser perda a introduziu em linha real e do nosso Salvador que mudou a história da humanidade


Talvez a escolha a frente seja até mais simples, como a de Ezequias, um rei israelita que viveu intervenção sobrenatural de Deus em seu reino, com uma vitória impossível sobre um inimigo invicto, e um cura sobrenatural de uma doença mortal.


Após estes acontecimentos ele passou a receber presentes e elogios até mesmo nas nações vizinha, pois o acontecido foi reconhecido por todos. Esta exaltação subiu a cabeça, e o orgulho apontou la dentro.


Quando uma comitiva de embaixadores dos príncipes da Babilônia foi visitá-lo trazendo presentes, ele fez questão de ostentar tudo o que tinha, mostrou-lhes seu tesouro, ouro, prata, especiaria e unguento preciosos, casa de armas, não houve nada que Ezequias não mostrasse.


Foi esta simples escolha de ostentar o que possuia que trouxe para sua posteridade maldição, o Profeta alertou


Então disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do Senhor:

Eis que estão chegando os dias em que tudo o que há em sua casa, e tudo o que seus pais entesouraram até hoje, será levado para a Babilônia, e nada restará, diz o Senhor. E tomarão dos teus filhos, que procederão de ti, os quais geraste, e eles serão eunucos no palácio do rei da Babilônia. 2 Reis Cap 20, verso 17-18


Todos os dias nos deparamos com pequenas escolha, decisões sem importância em que nem sequer consultamos o Senhor.


Todos os dias sussurros do Espírito Santo, nos convidando a conhecer mais a Deus, dedicar tempo para a palavra dele, todos os dias nossa consciência fala, e o que fazemos? Abafamos essas vozes.


O problema é que quanto mais silenciamos a voz do Espírito, que nos convence do erro em nossa vida, mais difícil fica de ouvi-la. Quanto mais silenciamos a consciência, mais dificilmente a percebemos.


"Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação, no deserto. "

Hebreus 3:7,8


Pequenas escolhas, simples decisões tornam-se grandes resultados amanhã.


18 Então Jesus perguntou: “Com que se parece o Reino de Deus? Com que o compararei? 19 É como um grão de mostarda que um homem semeou em sua horta. Ele cresceu e se tornou uma árvore, e as aves do céu fizeram ninhos em seus ramos”. Lucas Cap. 13


Escolher ouvir a voz do Espírito, escolher acolher os princípios bíblico é uma decisão pessoal, que no início é um pequeno passo, mas amanhã fará grande diferença.


Uma simples escolha pode significar a diferença entre a morte e a vida, o ordinário e o extraordinário, a benção ou a maldição.


留言


bottom of page