top of page

Um dia depois do milagre


O que acontece no dia seguinte ao milagre?


 

Você já se esforçou para conquistar algo que desejava muito?

Quando aquilo que estávamos buscando chega, parece que estamos nas nuvens.


Quase anestesiados podemos esquecer das coisas ao redor e um sentimento de orgulho pode até mesmo tomar conta do coração.


Esse risco é mais real do que você imagina, já ouvi a frase "o sucesso subiu a cabeça"? Depois de um grande acontecimento é natural você relaxar as defesas e não prestar atenção.


Esse é um padrão que se repete na Bíblia, por exemplo, Davi depois de uma temporada de sucessos resolve relaxar um pouco mais e entender suas férias, foi quando sucumbiu a tentação.


Josué após a grande vitória em Jerico, relaxa e despreza o desafio da pequena cidade de Aí, não buscando a direção de Deus não foi capaz de perceber a falha no seu exército.


Uma história que chamou muita minha atenção esses dias foi a de Ezequias


Ele foi um rei incrivelmente dedicado a Deus, fez o que era certo, por isso prosperou muito, em tudo, até que um dia uma grande ameaça bate a porta, era o poderoso exército do rei da Assíria. A ameaça podia ser resumida como "Nossa aniquilação à vista", após buscar ao Senhor e seu profeta responder, graças a intervenção do céu eles foram livres.


Depois destes acontecimentos o rei Ezequias fica doente e novamente Deus poupa sua vida. Você consegue imaginar o alívio e alegria por aquelas vitórias seguidas?


E o que aconteceu após estes feitos milagrosos? Receber intervenção tão grande intervenção do céu não dá para ficar indiferente.


Provavelmente uma mistura de êxtase em saber que Deus está com você e atende de tal maneira. Um entusiasmo que pode abrir a porta para a auto Exaltação


Foi exatamente isso que aconteceu.


Mas não correspondeu Ezequias ao benefício (misericórdia) que lhe fora feito; porque o seu coração se exaltou (deixou-se dominar pelo orgulho); por isso veio grande ira sobre ele, e sobre Judá e Jerusalém. 2 Crônicas 32:25


 Ezequias, porém, se humilhou pela exaltação do seu coração, ele e os habitantes de Jerusalém; e a grande ira do SENHOR não veio sobre eles, nos dias de Ezequias.2 Crônicas 32:26


Contudo, no tocante aos embaixadores dos príncipes de Babilônia, que foram enviados a ele, a perguntarem acerca do prodígio que se fez naquela terra, Deus o desamparou, para prová-lo, para saber tudo o que havia no seu coração.2 Crônicas 32:31


Deus permitiu Ezequias ser provado. Esse acontecimento me lembrou que Jesus foi levado pelo Espírito Santo ao deserto para ser provado, a árvore do fruto proibida estava bem no meio do jardim, e Deus viu quando a conversa com serpente começou.


O que isso quer dizer? Que somos provados, para saber o que está de fato no coração (no caso de Ezequias a ostentação, confiança em Deus quando Jesus suportou a tentação, e em nossa obediência no caso de Adão e Eva) 


Acontece hoje também

Um dia depois do milagre
Crédito imagem www.ChristianPhotoshops.com

Somente quem já vivenciou uma experiência com o poder de Deus sabe como é, você fica em estado perplexo, estarrecido, você sabe que racionalmente não tem explicação e naturalmente não teria como ser possível.


Sua boca se enche de riso e uma alegria indescritível toma conta do seu coração. Realmente estas experiencias marcam sua vida.


Mas esse dia passa, anoitece e amanhece um novo dia. E o que acontece no dia seguinte?


Eu já vivi muita intervenção do céu, já vi muita gente receber intervenção de Deus, alguns com milagres de cura, muitos com transformação de situações.


Outras vezes promessas feitas por Deus por boca de profeta que predisse o que Deus faria na vida e se cumpriu conforme se havia dito, enfim intervenções de várias maneiras, sem deixar dúvida que era Deus que estava fazendo acontecer.


Muitos destes, foram marcados, suas vidas nunca mais foram as mesmas. Se posicionam em fé e vivem seriamente na presença de Deus, fazendo sua vontade, vivendo conforme seus preceitos e valores.


Infelizmente, outros, se alegraram no momento da benção e depois se esqueceram o que o Senhor de toda terra fez por eles, e continuaram vivendo conforme sua própria definição de certo e errado, sem se submeter ao Senhor.


Os dois grupos de pessoas receberam a mesma intervenção, então por que reagem de formas tão diferentes? Porque uns, o coração aflora gratidão e reconhecimento de quem Deus é, e como deve ser reverenciado. Outros aflora a indiferença.


Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância e gritaram em alta voz: "Jesus, Mestre, tem piedade de nós!"

Ao vê-los, ele disse: "Vão mostrar-se aos sacerdotes". Enquanto eles iam, foram purificados.

Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz.

Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano.

Jesus perguntou: "Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove?

Lucas 17:12-17


Dos dez leprosos, somente um voltou louvando e agradecendo o milagre.


Escolha corresponder a misericórdia que você experimentou com gratidão, "com uma atitude aceitável, com toda a reverência e temor"(Carta aos hebreus 12.29), Afinal nosso Deus é fogo consumidor.





Comments


bottom of page